Confiança e Governança: o Equilíbrio Essencial nas Parcerias Corporativas

por | 20 de outubro de 2025

Artigo no Linkedin

Entre os diversos fatores que determinam o sucesso de uma aliança estratégica, a confiança se destaca como um ativo decisivo. Ela reduz custos de transação, facilita o compartilhamento de informações e torna os processos decisórios mais ágeis e eficazes.

Empresas que têm relações de confiança com seus parceiros conseguem lidar melhor com momentos de incerteza e se adaptar a mudanças mais facilmente. Em Parcerias e Alianças a confiança não é um “nice to have”, mas um imperativo estratégico. Relacionamentos saudáveis, quaisquer que sejam, estão fundamentados em valores éticos morais como confiança, respeito e idoneidade.

Ao mesmo tempo, para ser sustentável a confiança precisa vir junto com regras claras de governança, formas de monitorar a parceria e um alinhamento constante de interesses.

No fim, uma aliança de sucesso é aquela que equilibra valores a uma estrutura definida de processos e objetivos comuns.

Sobre a autora

Mônica Benatti

Com mais de duas décadas de experiência no mercado de tecnologia da informação e telecomunicações, Mônica Benatti construiu uma carreira sólida, atuando em empresas do setor de TIC em posições estratégicas, de analista de mercado a gerente de contas em grandes corporações. Na NTT, alcançou a posição de diretora-sênior de marketing e alianças para a América Latina. Sua liderança foi reconhecida com 4 prêmios de “Women of the Channel” pela CRN US em 2020, 2022, 2023 e 2024. Formada em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, Mônica é entusiasta pelos temas de liderança feminina, reinvenção e desenvolvimento de pessoas e alia a vivência corporativa à paixão pelo esporte. Sua trajetória é marcada pela superação de limites com propósito, disciplina e resiliência.

Tópicos relacionados